Depois de um café da manhã reforçado, existem dois passeios que são ótimos para o primeiro dia em El Chalten.

Para começar, recomendo uma visita ao Mirador de los Cóndores. Uma das opções era ver o amanhecer de lá, mas não me senti confiante o suficiente para ir sozinha e no escuro por uma trilha que eu não conhecia. Optei por fazer de manhã, saindo do albergue por volta das 8h. A chuva que caía quando cheguei à cidade deu lugar ao sol e até o Fitz Roy deu as caras.

nosso-mapa-mundi_el-chalten_rua-principal.jpg
Entrada de El Chaltén

O sendero para o mirador fica na entrada da cidade, saindo do Centro de Visitantes, que é parada obrigatória para quem chega a El Chaltén. A maior parte do caminho de 1Km é em terreno inclinado, mas fácil de subir. Ao chegar, você pode ver toda a cidade e o vale onde ela está situada – tudo guardado pela majestosa montanha Fitz Roy, cujo paredão liso e vertical é considerado difícil até pelos montanhistas mais experientes.

Nosso Mapa Mundi_El Chalten_Mirador de los Condores 3
Fitz Roy visto do Mirador de los Cóndores

Na pausa para o almoço, refeição que você não irá fazer quando estiver nas caminhadas mais longas de El Chaltén, recomendo o Patagonicus, na calle Miguel Martín e Güemes. A pizza da casa é uma delícia (e um exagero para uma pessoa só!) e o atendimento muito bom. O restaurante fica na primeira rua da cidade e no caminho para a caminhada da tarde: a cachoeira Chorrillo del Salto, a 3Km da cidade.

À tarde, depois de atravessar El Chaltén, o viajante margeia o Rio de las Vueltas e percorre o último quilômetro em um caminho praticamente sem subidas. Mais da metade dele, por sinal, pode ser feito de carro.

 

 

 

 

A cachoeira de cerca de 20 metros de altura fica em um local muito fotogênico, repleto de pedras. Pela facilidade de acesso, no entanto, quando eu fui estava repleta de turistas barulhentos, que foram até o local de ônibus, mas eles não foram suficientes para estragar a paisagem.

Inspirada pelo que havia visto no dia, já estava pronta para o segundo dia em El Chaltén, quando faria minha maior caminhada, rumo à Laguna de Los Tres.

Mapa de links:

Patagônia Argentina: selvagem e inesquecível

El Calafate e Perito Moreno

El Chaltén – Dicas Gerais

El Chaltén – Dia 2 – Laguna de los Tres

El Chaltén – Dia 3 – Laguna Torre

2 comentários em “Patagônia Argentina: El Chaltén – Dia 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s