Motivo de disputas entre franceses e alemães, Estrasburgo pertence, desde o final da Segunda Guerra Mundial, à França. A influência de ambas as culturas está muito presente e pode ser sentida tanto na culinária quanto nas ruas: as placas da cidade indicam os nomes nas duas línguas e vários edifícios são de estilo enxaimel (ou Fachwerk), muito comum na Alemanha.

NossoMapaMundo_Estrasburgo

O centro histórico da cidade, classificado pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade, é uma mistura de edifícios tradicionais (lê-se, em estilo enxaimel) com outros modernos, construídos todos em vidro – como o do Parlamento Europeu, cuja sede fica na cidade, assim como o Conselho da Europa e o Tribunal dos Direitos Humanos. Para receber toda essa gente importante, a estação de trem, servida pelos TGVs (Trains à Grande Vitesse), é igualmente imponente.

Além da rica história, Estrasburgo é a terra do vinho branco e do chucrute, mas tem espaço para a cerveja e queijo. Prova de que qualquer desavença história não tem espaço na mesa, não? Separamos algumas dicas para quem quiser conhecer a cidade e só tem um dia.

 

Paris – Estrasburgo: como chegar?

Saindo da Gare de L’est (acesso linhas 4, 5 e 7 de metrô, assim como RER E), em Paris, a viagem de trem leva menos de 2h. A passagem pode ser comprada com três meses de antecedência no site da companhia ferroviária francesa, a SNCF. O primeiro trem parte às 6h40min, mas sair no de 7h44min já permite que você aproveite bastante a cidade. Os preços variam, mas se você tiver menos de 26 anos, terá descontos (ah, como eu amo a França!).

A estação de trem de Estrasburgo fica bem perto da área central, que é facilmente acessada a pé, mas também existe a opção de utilizar os bondes (linhas A e D), que te levam até a Praça Kléber (uma sugestão de parada, se você quiser começar a visita pela imponente Catedral da cidade).

NossoMapaMundi_Estraburgo
Estação de Estrasburgo

Um dia em Estrasburgo – o que visitar?

NossoMapaMundi_Estrasburgo_NotreDame
Notre Dame de Estrasburgo

Catedral de Estrasburgo – Durante pouco mais de um século, a Catedral de Estrasburgo foi o edifício mais alto do mundo. Ainda hoje, esse arranha-céu gótico impressiona. Localizada em uma pequena praça, esse edifício desproporcional rende torcicolo para os viajantes (e uma crônica espirituosa de Luis Fernando Veríssimo), além de acentuar a sensação de vertigem de ver um prédio tão grande perto das pequenas construções medievais. Por que começar por aqui? Todos os dias, às 12h30min, é possível assistir ao desfile dos 12 apóstolos do relógio astronômico da catedral, que, além das horas, dias da semana, meses e anos, mostra o tempo solar, as fases da lua e os signos do Zodíaco. Ao final, você pode optar por subir 332 degraus até a base da torre (a 66 metros de altura!).

Fique atento: apesar do relógio astronômico só tocar às 12h30min, a entrada para a sua visita acontece às 11h45min. A entrada é pela lateral da igreja, na Place du Château, pela Porta Saint-Michel.

Petite France – Ruelas, canais e mais ruelas! O bairro histórico de Petite France é o cartão postal da cidade. Espere por flores nas janelas e casinhas coloridas. Aproveite para caminhar despretensiosamente e conhecer as chamadas pontes cobertas, construção de defesa que cercava a cidade.

Tour de barco – Não é só com a Alemanha que a pequena Estrasburgo se parece. A cidade francesa também é cortada por canais, tal qual a capital de outro país europeu (alguém se lembrou de Amsterdam?). Uma boa forma de conhecer a cidade é fazendo um passeio de barco. Reconheço que tenho certa implicância com passeios de barco, mas se você estiver fazendo um bate-e-volta (principalmente no inverno), vale a pena para poder conhecer mais da cidade, como a sede do Parlamento Europeu. O local de embarque dos barcos é ao lado do Palais Rohan.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s