Há quem deixe metade do coração em Havana, mas Cuba é muito mais do que só a capital ou um resort em Varadero. O país tem um potencial turístico surpreendente, com opções para todo tipo de viajante. Destacamos seis passeios que devem entrar na sua programação se você quer conhecer a cultura e riqueza natural do país por completo.

Topes de Collantes: para conhecer quando estiver em Trinidad

A reserva natural Topes de Collantes, localizada nas montanhas de Escambray (as mesmas que serviram de refúgio para Che Guevara durante a Revolução Cubana), é um passeio interessante para quem tem mais de um dia em Trinidad. A viagem, que pode ser feita com agências de turismo (como a Cubatur), táxi ou carro particular, leva você por uma estrada no meio da floresta e que sobe cerca de 800m acima do nível do mar.

NossoMapaMundi_Cuba_TopesDeCollantes
Antes de chegar ao Salto de Caburní, faça uma parada no El Parador, da onde é possível ver Trinidad e o mar.

Dentro da reserva, seu destino deve ser a cachoeira Salto del Caburní. Nós contratamos um táxi para fazer esse passeio, pelo qual pagamos 60CUCs ao todo. O motorista, o superatencioso Pepe, fez a parada no El Mirador, depois nos levou até a entrada do “sendero” para o Salto del Caburní e combinou um horário para nos buscar na volta (pedimos para ele voltar 2h depois e ele estava lá nos esperando quando terminamos a caminhada!). A cachoeira só pode ser acessada depois de cerca de 50 minutos de caminhada. O trajeto a pé é de nível médio, com trechos de subida e descida. Antes de voltar para Trinidad, nosso motorista ainda nos levou até uma fazenda de café, para provar o produto local.

NossoMapaMundi_Cuba_SaltoDeCaburni
Salto del Carburní

Santa Maria del Mar: para conhecer quando estiver em Havana

A quarenta minutos de Havana, Santa Maria del Mar faz parte das “playas del este”, região litorânea bem próxima da capital e, por isso, destino de muitos locais quando querem tomar banho de mar. A praia tem areia branca e fina, com mar raso e calmo – tudo o que Varadero prometia ser, se não tivéssemos chegado por lá durante uma frente fria.

Para alugar cadeira e guarda sol, pagamos 4CUCs. A feirinha de artesanato da praça antes de chegar à praia foi a melhor que vimos em Cuba, com os melhores preços também.

NossoMapaMundi_Cuba_SantaMariaDelMar_1.jpg

Cueva de Saturno: para conhecer quando estiver em Varadero

Quando ficar de bobeira na praia ou na piscina do seu resort em Varadero cansar, considere conhecer uma caverna! A Cueva de Saturno fica a poucos minutos da península de Varadero. Com águas transparentes de até 22m de profundidade, a caverna tem fácil acesso (com escadas) e vale a pena ser visitada até em dias nublados. A entrada custa 5CUC.

NossoMapaMundi_Cuba_CuevaDeSaturno
Caverna de Saturno

Playa Ancón: para conhecer quando estiver em Trinidad

A praia mais bonita que fomos em Cuba fica a cerca de 30 minutos de Trinidad. O caminho até lá é bem bonito, contornando a Baía de Cacilda e com a serra de Escambray ao fundo, e pode ser feito de táxi, ônibus ou bicicleta. Fomos até lá bem cedo, chegamos por volta das 9h, e tínhamos a praia quase só para nós.

Pagamos 10CUC ida e volta por um táxi. Você pode combinar com o motorista o horário que você vai querer retornar para a cidade ou pedir que ele te espere por lá, caso o mergulho seja rápido. Também existe a opção de ficar em um dos hotéis da praia: o Brisas Trinidad del Mar e o Hotel Ancon.

NossoMapaMundi_Cuba_Ancon
Playa Ancón

Fusterlandia: para conhecer quando estiver em Havana

Quem visitar Havana deve aproveitar para conhecer a Fusterlandia, no bairro de Jaimanitas. O artista José Fuster decorou toda sua casa com azulejos e a ideia agradou aos vizinhos, que pediram que ele deixasse sua marca em outros muros e fachadas da vizinhança. Com o tempo, o bairro de pescadores ficou colorido e hoje atrai turistas de todo o mundo. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem deixar uma contribuição para o projeto. O trajeto ida e volta de táxi custou 30 CUCs.

NossoMapaMundi_Cuba_Fusterlandia
Fusterlandia

Viñales: para conhecer quando estiver em Havana

Viñales fica na parte ocidental de Cuba, na província de Piñar del Rio, onde está localizado o Parque Nacional de Viñales. O parque possui uma área aproximada de 150 km² e abrange uma população de 25 000 habitantes.

NossoMapaMundi_Cuba_Vinales
Vale de Viñales

Como chegar à Viñales:

  • De ônibus com a empresa Viazul. A viagem dura 4 horas e depois você vai ter que contratar táxis para fazer os passeios;
  • Tour desde Havana. No nosso caso, contratamos com a agência de viagens que fica dentro do Hotel Meliá Cohiba (Paseo com Calle 1). Por 65CUCs, o passeio incluía almoço no Mural da Prehistoria, visita à fazenda de tabaco e passeio na Cueva del Indio.

Uma das atrações na região de Viñales são as fazendas de tabaco. Por lá aprendemos como é a produção da folha, colheita e secagem desse que é um dos principais itens de exportação de Cuba. Ao final, quem quiser pode provar.

Em seguida, vamos até a Cueva del Indio (Gruta do Índio), uma caverna situada no Vale de Viñales, que tem como principal característica seu rio subterrâneo. Entramos na caverna a pé (é um caminho bem tranquilo, com algumas escadas) e, para sair, pegamos um barco.

NossoMapaMundi_Cuba_CuevaDelIndio
Gruta do índio

 

Mapa de links:

5 coisas que você precisa saber antes de ir para Cuba

Anúncios

5 comentários em “Seis destinos pouco conhecidos – e imperdíveis – em Cuba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s