Conhecida como o “caribe brasileiro” e o “paraíso das águas” a capital do estado de Alagoas faz jus à fama. O mar de vários tons de azul e verde esmeralda, a água quente e paisagens ainda intocadas (isso tudo sem precisar sair do Brasil!) fazem da cidade um ótimo destino nacional para quem quer relaxar e aproveitar o sol.

Quando ir? Os meses chuvosos vão de maio a junho e o mar costuma ficar mais claro no final ou logo o início do ano.

NossoMapaMundi_Alagoas_Ponta Verde
Ponta Verde

Não é preciso sair de Maceió para aproveitar o marzão azul turquesa, como vocês podem ver na foto acima, mas outras praias e passeios tornam a viagem ainda mais especial, por isso, preparamos uma lista com nossos 5 locais favoritos.

Praia de Ipioca

Tenho de confessar que essa foi uma das praias que mais gostei em Alagoas. A sensação de estar numa praia quase deserta é incrível.  A cor da água do mar na Praia de Ipioca é de um verde lindo e, se você quiser um lugar mais estruturado, tem o restaurante Hibiscus. O valor da entrada (no Carnaval de 2018) foi de R$45 por pessoa e o preço dos pratos ficam na faixa de R$150 para duas pessoas – mais caros que outras praias de Maceió, mas o valor é compensado pela ótima infraestrutura.

NossoMapaMundi_Alagoas_Ipioca
Praia de Ipioca

Praia e Mirante do Gunga 

A praia do Gunga, ao contrário do que muitos pensam, não fica na capital alagoana, mas sim a 49 km de Maceió. Não deixe de passar no Mirante do Gunga no km 5 da AL-101. É do alto que se tem a clássica imagem dos coqueiros que parecem invadir o mar.

 

Maragogi

Maragogi está localizada a 120km de Maceió. Não é tão pertinho, nas vale cada segundo da viagem. É lá onde estão as tão desejadas Galés de Maragogi, as maiores piscinas naturais de Alagoas, localizadas a 6 km da costa. São cerca de 30 minutos de barco a partir do centro da vila.

Quando ir? A melhor época para conhecer as piscinas naturais, é de outubro a março.

O tour pelas Galés dura em média 2h30min. O melhor horário para mergulhar e curtir as piscinas é de manhã, quando o movimento é menor. Lembre-se: as piscinas naturais só aparecem na maré baixa. Antes de comprar o passeio, a super dica é ficar de olho na tábua das marés.

NossoMapaMundi_Alagoas_Maragogi
Mergulhando em Maraogi.

Foz do Rio São Francisco

O Velho Chico nasce em Minas Gerais e passa pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas até desaguar no mar. Esse encontro de águas é de uma beleza deslumbrante. Para quem está no estado de Alagoas, o passeio de barco pela Foz do Rio São Francisco sai da cidade de Piaçabuçu, que fica 130 km ao sul da capital Maceió (2h10min de viagem).

O passeio pelo São Francisco, por sua vez, dura cerca de 3 horas: 1h30min navegando pelo rio e mais 1h30min pelas dunas. Várias agências de maceió oferecem o passeio, mas quem quiser, pode ir de carro até Piaçabuçu e contratar o serviço lá.

NossoMapaMundi_Alagoas_De barco na foz do Rio São Francisco
Passeio de barco pela foz do Rio São Francisco.

 

Palácio Floriano Peixoto

Uma boa viagem inclui, não só belas praias, mas também muita cultura. O Palácio Floriano Peixoto foi sede do governo e residência de governantes alagoanos durante muito tempo, quando, há alguns anos, passou a ser utilizado como museu.

NossoMapaMundi_Alagoas_Palácio Floriano Peixoto
Palácio Floriano Peixoto, em Maceió.

 

Outras dicas

Hospedagem em Maceió: Fui no período do carnaval e reservei tudo quase no dia da viagem, mas o Hotel Porto Grande foi uma boa surpresa. Preço justo, limpo, confortável e bem localizado.

Deslocamentos: Fizemos todos os passeios de Uber e não me arrependo. O motorista que nos levou para os lugares citados acima foi o Josué: (82) 8850-3023.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s