Conhecida como o “caribe brasileiro” e o “paraíso das águas” a capital do estado de Alagoas faz jus à fama. O mar de vários tons de azul e verde esmeralda, a água quente e paisagens ainda intocadas (isso tudo sem precisar sair do Brasil!) fazem da cidade um ótimo destino nacional para quem quer relaxar e aproveitar o sol.
Quando ir? Os meses chuvosos vão de maio a junho e o mar costuma ficar mais claro no final ou logo o início do ano.

Não é preciso sair de Maceió para aproveitar o marzão azul turquesa, como vocês podem ver na foto acima, mas outras praias e passeios tornam a viagem ainda mais especial, por isso, preparamos uma lista com nossos 5 locais favoritos.
Praia de Ipioca
Tenho de confessar que essa foi uma das praias que mais gostei em Alagoas. A sensação de estar numa praia quase deserta é incrível. A cor da água do mar na Praia de Ipioca é de um verde lindo e, se você quiser um lugar mais estruturado, tem o restaurante Hibiscus. O valor da entrada (no Carnaval de 2018) foi de R$45 por pessoa e o preço dos pratos ficam na faixa de R$150 para duas pessoas – mais caros que outras praias de Maceió, mas o valor é compensado pela ótima infraestrutura.

Praia e Mirante do Gunga
A praia do Gunga, ao contrário do que muitos pensam, não fica na capital alagoana, mas sim a 49 km de Maceió. Não deixe de passar no Mirante do Gunga no km 5 da AL-101. É do alto que se tem a clássica imagem dos coqueiros que parecem invadir o mar.
Maragogi
Maragogi está localizada a 120km de Maceió. Não é tão pertinho, nas vale cada segundo da viagem. É lá onde estão as tão desejadas Galés de Maragogi, as maiores piscinas naturais de Alagoas, localizadas a 6 km da costa. São cerca de 30 minutos de barco a partir do centro da vila.
Quando ir? A melhor época para conhecer as piscinas naturais, é de outubro a março.
O tour pelas Galés dura em média 2h30min. O melhor horário para mergulhar e curtir as piscinas é de manhã, quando o movimento é menor. Lembre-se: as piscinas naturais só aparecem na maré baixa. Antes de comprar o passeio, a super dica é ficar de olho na tábua das marés.

Foz do Rio São Francisco
O Velho Chico nasce em Minas Gerais e passa pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas até desaguar no mar. Esse encontro de águas é de uma beleza deslumbrante. Para quem está no estado de Alagoas, o passeio de barco pela Foz do Rio São Francisco sai da cidade de Piaçabuçu, que fica 130 km ao sul da capital Maceió (2h10min de viagem).
O passeio pelo São Francisco, por sua vez, dura cerca de 3 horas: 1h30min navegando pelo rio e mais 1h30min pelas dunas. Várias agências de maceió oferecem o passeio, mas quem quiser, pode ir de carro até Piaçabuçu e contratar o serviço lá.

Palácio Floriano Peixoto
Uma boa viagem inclui, não só belas praias, mas também muita cultura. O Palácio Floriano Peixoto foi sede do governo e residência de governantes alagoanos durante muito tempo, quando, há alguns anos, passou a ser utilizado como museu.

Outras dicas
Hospedagem em Maceió: Fui no período do carnaval e reservei tudo quase no dia da viagem, mas o Hotel Porto Grande foi uma boa surpresa. Preço justo, limpo, confortável e bem localizado.
Deslocamentos: Fizemos todos os passeios de Uber e não me arrependo. O motorista que nos levou para os lugares citados acima foi o Josué: (82) 8850-3023.