blog14

Tromso é considerada a capital da Aurora Boreal. Isso ocorre devido sua localização privilegiada no norte da Noruega, acima do Cículo Polar Árctico. É a última cidade “maior” antes de chegar ao Polo Norte.

A cidade de Tromso foi um desafio pra mim, não somente pelo frio congelante, minha viagem ocorreu em novembro de 2019, mas também porque foi minha primeira viagem completamente sozinha. Fui na coragem e com meu bloquinho de anotações.

QUANDO VISITAR TROMSO E VER AS AURORAS BOREAIS

Nesse ponto há duas opções distintas. A cidade pode ser visitado o ano inteiro porque, diferente dos vizinhos, possui um clima estável. É bem frio, mas não é aquele frio frio da Finlândia, por exemplo.

O verão, vai de junho até outubro, a temperatura vai até 15 graus e é nessa época que podemos aproveitar o máximo da cidade sob a famosa luz da meia noite, ou seja, não tem noite, acredita!! Dá pra aproveitar 24 horas por dia e também aproveitar as paisagens mais verdes como os fjords.

De novembro até janeiro, praticamente não existe dia, são 2 ou 3 horinhas de luz. Esse período é o melhor para observar as auroras boreais. Até o mês de março é ideal para fazer as atividades de inverno como por exemplo caçar a aurora boreal e observar as baleias.

COMO IR DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE

Entre o aeroporto e o centro da cidade existem algumas opções de transportes. Há uma praça de taxis do lado de fora do aeroporto, mas são caros, assim como em toda Noruega. Durante o dia, o valor sai aproximadamente 200 NOK. Vale ressaltar que durante à noite e nos finais de semana o valor aumenta.

A melhor opção custo x benefício são os ônibus. As rotas de locais (24, 40, 42) circulam entre o aeroporto e o centro de Tromso. Os bilhetes podem ser comprados na hora, mas apenas em DINHEIRO. Você pode baixar o aplicativo TFT Mobillett e conferir rotas e horários. Para pegar esses ônibus é necessário sair do aeroporto e andar 3 minutinhos até a porta do estacionamento. Esse é o meio mais econômico, custa 60NOK.

A forma mais cômoda e economica são os ônibus vermelhos 903 e 904. Eles param exatamente na porta do aeroporto e custam 90NOK. Existem pontos de paradas específicos na cidade, todos bem localizados e perto dos hotéis. Você pode comprar os bilhetes nas maquina da flybuses, no aeroporto, ou comprar diretamente com o motorista.

O QUE FAZER EM TROMSO

As Atividades em Tromso dependem muito da época em que a cidade for visitada e o tempo disponível na cidade. Tromso é uma cidade pequena e muitas opções de atividades ficam fora da cidade.

A atividades mais famosas acontece no auge do inverno, é a caça a aurora boreal. No entanto, ainda é possível nesse período observar as baleias,  alimentar as rena, andar de trenó com as renas ou com cachorros de neve, ou ainda fazer um cruzeiro pelos fiordes (disponível o ano inteiro).

No verão a paisagem muda. Os fjords ficam verdes e aumentam o número de excursões. Além como atividades de pesca e caiaque nas suas águas geladas.

blog15

O QUE FAZER EM TROMSO NO INVERNO

Como fui no final de novembro, peguei o inverno. Vou passar as dicas dos passeios que fiz, mas existem outros, por falta de tempo, fiquei apenas três noites, não consegui fazer. Acredito que mais uma noite seria o ideal.

Ver  a Aurora Boreal

Esse é o passeio “cereja do bolo” da região. Sabe aquele momento que você para e pensa: nossa, esse momento valeu cada perrengue, medo e investimento. Planejei essa viagem com aproximadamente dois meses de antecedência.

Eu estava acabando meu período de pesquisa em Lisboa ( sou mestre em história, amigos!) e decidir visitar minha amiga que está morando em Oslo. E, por incrível que pareça, peguei uma passagem bem barata para voltar ao Brasil pela Norwegian, low cost norueguesa.

Antes de me estabelecer na capital, aproveitei para realizar meu sonho de ver a aurora boreal. Mas, vamos lá… não é tarefa fácil. É uma verdadeira caça. Ela fica “dançando” no céu. Tanto que as agências que organizam esses passeios costumam oferecer descontos caso não consiga encontrar na primeira tentativa. Esse foi o meu caso.

Eu escolhi a agência Northern Shots. No primeiro dia, após viajar 400 km até a Finlândia e um frio de -15, ela não apareceu. Mas, encontrei um céu indescritível. Acho que nunca senti um momento de paz tão grande. Na segunda noite, eu estava desanimada, pois tinha nevado o dia todo e, para aumentar, minha ansiedade, era meu último dia. Porém, o tempo nessa região da Noruega é muito inconstante, muda o tempo todo. O guia consultou todas as ferramentas disponíveis para achar o local onde estaria sem nuvens ( ponto positivo de ir com agencias). E, dessa vez, deu certo!

blog13

Conhecer a cultura Sámi e alimentar as renas

blog 7

Em uma das manhãs, optei em fazer um passeio para conhecer a cultura do povo Sámi. Hoje, vivem como qualquer família norueguesa, embora muitos continuam a manter suas tradições ancestrais. No entanto, de acordo com a lei da Noruega, os Sámi são os únicas que podem ser criadores e caçadores de renas.

A família que visitei, próximo a Tromso, era criadora de renas. Durante os meses de verão, as renas andam livremente pelos bosques e montanhas procurando alimentos. No inverno, como há neve e gelo, as renas procuram alimentos junto a comunidade, que as utilizam

para a sua sobrevivência. Elas são domesticadas. Fui recebida por uma senhora muito simpática, a “mãe Sámi” que explicou o cotidiano. Após esse breve relato, a família nos reuniu em uma grande tenda para explicar sua cultura e como faziam para preserva-la.

blog10

Logo em seguida, fomos alimentar a renas. Ainda existe a opção de andar de trenó mas admito que achei uma maldade com os bichinhos. Visitei a comunidade através da agência TROMSO ARCTIC REINDEER. No final do passeio, comemos um estufado de rena, cozinhado ainda em forno a lenha, dentro da tenda. É uma delícia.

blog 17

Teleférico Fjellheisen

blog8

É o verdadeiro ícone de Tromso. Distante 20 minutos, andando, do centro da cidade. Minha recomendação é ir de ônibus, principalmente nos meses mais frios. tem uma parada ao lado da entrada do teleférico. É UM VENTO CONGELANTE! Do topo do Monte Storsteinen, 420 metros acima do mar, você tem uma vista incrível da cidade e de seus fjordes.

blog5

blog9

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s