Que a Bahia tem vários destinos encantadores, nós já sabemos! De norte a sul, quanto mais conhecemos os lugares, mais descobrimos que existem muitos deles para serem descobertos.

Morro de São Paulo é um bom exemplo de Paraíso na terra. É uma excelente opção para aqueles que estão em busca de paz, sombra e água fresca.
E, quando você voltar de lá o Morro de São Paulo será também “Morro de Saudades”.

Mas antes, algumas coisinhas que os viajantes precisam saber antes de ir:

1️⃣ As praias são chamadas de Primeira, Segunda, Terceira e Quarta. A Primeira praia é pequena com algumas ondas.

2️⃣ A Segunda praia é a mais movimentada, tem muitas opções de entretenimento para o dia e noite. É nesse ponto que podemos encontras as maravilhosas piscinas naturais.

3️⃣ Mais adiante, fica a Ilha da Saudade, basta a maré ficar alta para deslumbrar um dos lugares mais bonitos de Morro de São Paulo. E é da Terceira praia que saem alguns barcos para passeios para outras praias, ou ainda caiaque até a Ilha do Caitá.

4️⃣ Já a Quarta e Quinta praia, ou tbm conhecida como praia do encanto, são mais afastadas do centrinho, ideais para quem busca tranquilidade e práticas de mergulhos livres.

Na minha opinião, o melhor lugar para ficar é ao longo da segunda praia. Ao mesmo tempo que é bem central, perto de restaurantes, lojinhas e fácil acesso na hora da chegada e passeios de barco, afasta-se da muvuca da Primeira praia.

Como chegar:

É fato que não é muito fácil de se chegar à ilha mas garanto que valerá a pena cada minutinho, calor e perrengue. Apenas duas cidades oferecem acesso à Morro de São Paulo: Salvador e Valença

Saindo de Salvador:

OPÇÃO 1: a opção mais comum é feita de catamarã e dura aproximadamente 3h. Como a travessia é feita em mar aberto, se o mar estiver agitado pode balançar bastante e dar aquele enjoo. Inclusive, os barcos já são preparados com saquinhos para esses momentos.

OPÇÃO 2: Mas, se você tem problemas com enjoo, tem a opção do marítimo + terrestre, que tem o seguinte trajeto: saindo do porto de salvador, você embarcará em um barco até Itaparica, por 45 minutos. Em Itaparica, a van estará te esperando para levá-lo até a outra ponta da Ilha, Valença. Esse trajeto de van tem duração de 1h30. Dali, é só embarcar novamente em uma lancha rápida para chegar até Morro de SP, por mais 15 minutos.


Onde ficar:⁣

Há inúmeras opções de hospedagem. Eu indico o hotel Portaló por apresentar um ótimo custo-benefício. A pousada é bem romântica e fica na saída do cais. Caso vc escolha outra pousada, mais no centro da vila ou das praias, você precisará andar com a sua bagagem. O trecho inclui uma subida íngreme ao sair do cais. Mas há carregadores que cobram 15 reais por bagagem até o seu hotel. Um investimento justo!

Quando ir:

Morro de São Paulo é um desses lugares privilegiados que o sol predomina quase o ano inteiro, permitindo que sua viagem seja feita em qualquer estação ou época do ano. Mas há algumas especificidades. No momento de decidir quando ir pra Morro de São Paulo, na Bahia, é importante levar em conta não apenas fatores como quando chove menos e o clima do local, mas também outras questões como a temporada e até mesmo a tábua das marés.

A melhor época para visitar Morro de São Paulo para quem quer agito é o verão, alta temporada. Com a chegada de novembro, o mar também fica mais azul, com águas mornas e festas frequentes. O ápice ocorre no réveillon e na ressaca de carnaval (meu caso, baby). Prepare-se para muita música baiana, meu rei!

Se você quer um pouco mais de sossego e fugir da muvucada de turistas, vá na baixa temporada. Já que o sol aparece praticamente durante o ano todo, embora ocorram dias menos ensolarados durante os meses de maio, junho e julho, por causa das chuvas, é o período, também, de preços mais baixos.


Vale a pena conhecer Morro de São Paulo? Essa é uma das perguntas que mais nos fazem, talvez pela “dificuldade” de acesso, por ser uma ilha que muitos acreditam não ter estrutura.

Já vou logo respondendo: Morro é um dos lugares mais incríveis do nosso Brasil, pode acreditar! Além das praias lindas, hoje em dia oferece uma ótima estrutura de hotéis, restaurantes e nem é tãaao difícil assim chegar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s